top of page

Terapia Ocupacional

  A TERAPIA OCUPACIONAL faz uso de um vasto conhecimento teórico-prático visando a aplicabilidade da ocupação enquanto recurso terapêutico, mostrando sua importância junto das demais profissões que integram o conjunto do programa de recuperação de dependência química do Espaço Nova Vida. É um processo contínuo, inicia-se com avaliação, se estende ao vínculo terapêutico e se finda com a concretização dos objetivos traçados.

 

  Sua metodologia visa liberdade, expressividade, criatividade e conscientização. Possuindo um vasto número de material para aplicabilidade da ocupação que é tida como um recurso terapêutico.

 

  As atividades de grupo poderão ser dirigidas (almejando um produto final, ou seja, a produtividade), ou livres (objetivando trabalhar questões isoladas, como é o caso dos aspectos emocionais e psicossociais). Já as atividades individuais visam um direcionamento às questões específicas e pessoais do dependente.

 

  O dependente químico tende a perder o papel ocupacional, as habilidades funcionais, o interesse por atividades que até então estavam presentes no seu viver, muda seu comportamento, ou seja, devido ao uso de drogas passa a sofrer alterações em todas ou quase todas s atividades que fazem parte de sua rotina de vida.

 

A ocupação para tornar-se terapêutica necessita obedecer quatro requisitos

Primeiro - Ação Intencional

 

É o desejo e a intensidade para viabilizar através de um espaço a possibilidade de criar, recriar e produzir um mundo humano, repleto e simbolismo e não um ato meramente biológico;

 

 

Segundo - O Fazer Humano (Ocupação)

  Ocorre a partir do processo de identificação das necessidades, de sua problemática na busca da superação dos conflitos;

Terceiro - Desmistificar a Idéia

Não há fórmulas prontas, receitas mágicas ou técnicas específicas na resolução dos problemas;

 

 

Quarto - Profissional Qualificado

  Ele deve se dispor a funcionar também como instrumento e elemento facilitador no processo de superação dos conflitos;

A interação dos elementos citados é que efetivam o processo de Terapia Ocupacional, tendo como base a atuação desse profissional, faz-se necessário a aplicação de um modelo de atuação – ocupação humana - pois, centra-se em três subsistemas: vontade, hábito e desempenho e dessa forma, possibilita promover o desenvolvimento de habilidades, resgates de atividades deixadas de lado, reafirmação de papéis ocupacionais, além de dar um suporte terapêutico, proporcionando um despertar no indivíduo à uma vida saudável, longe do mundo das drogas, aumentando com isso sua auto estima e consequentemente dando maior valorização a esse seu novo despertar para vida.

bottom of page