top of page

Serviço Social

Metodologia - Teoria da Totalidade Social; Amor-Exigente e 12 Passos e Programação Neuro Lingüistica.

 

Técnicas e métodos utilizados

  Entrevistas individuais com o residente e seus familiares; elas visam conhecer dados do próprio residente e sua relação com as drogas, infância, relacionamento familiar e auxilia-lo em sua elevação de consciência, etc. No que diz respeito a família busca-se o tratamento de sua co-dependência, visando o auto-conhecimento e mútuo conhecimento familiar.

Reuniões de mútua ajuda com residentes e seus familiares

  Podemos destacar as reuniões de grupo sentimento com retorno, onde cada um expõe sua problemática e recebe o retorno em forma de reforço dos demais companheiros, no grupo sentimento sem retorno apenas é verbalizado individualmente enquanto os demais apenas escutam. Dinâmica de sentimentos também é aplicada à família. Grupo Reflexão é distribuído texto para que o grupo reflita sobre o assunto tratado.

 

Dinâmica de relaxamento

  Pôr meio de técnicas e música o residente é levado a relaxar, visando diminuir a carga de estresse emocional.

 

  Interpretação de textos: o residente é levado a interpretar a sua ótica, diversos textos visando entender à dinâmica de sua doença e refletir sobre a sua auto-estima e auto-imagem; Ainda dentro da dinâmica de valorização da vida e da auto-estima é desenvolvido o serviço de voluntário no atendimento junto aos doentes do pronto Socorro Municipal, em dias de grande movimentos ( carnaval, círio, Parafolia, Carnabelém, Natal e Ano Novo), levando ao residente refletir sobre a problemática envolvendo o doente/acidentado e seus familiares “ ... este doente poderia ser eu se continuasse usando drogas....”.

  É de se ressaltar que segundo as estatísticas do Pronto Socorro 90% , dos atendidos nos dias que é desenvolvida essa atividade, são de pacientes que estão envolvidos com uso de drogas lícitas e/ou ilícitas, acidentes de trânsito decorrente do uso de álcool.

 

  Na Teoria da Totalidade Social, focalizamos o indivíduo como um todo, suas relações familiares, com os amigos, consigo mesmo, etc. Não vemos como ser isolado e sim com suas relações sociais, que afetam o biopsicossocial e espiritual deste indivíduo.

 

  São utilizados os 12 princípios do Amor–Exigente com os residentes e na dinâmica familiar em reuniões de partilha.

 

  São utilizadas técnicas de Programação Neuro Lingüística, para elevação da auto-estima e da mudança hábito dos residentes.

 

  Quanto aos recursos pedagógicos são utilizados: quadro, foto linguagem, vídeo, retroprojetor, projetor de slide, transparência, cartaz, cartolina, flip charp, filmes, etc.

Assistente Social - Márcia Cunha

bottom of page