top of page

Mútua Ajuda - Programa de 12 Passos

  A recuperação de dependente químico através de Grupo de Mútua Ajuda, é utilizada desde 1935, quando foi criado nos Estados Unidos o primeiro grupo; utilizando-se os 12 Passos e as 12 Tradições, passando a ter um número significativo de recuperação em escala. Até hoje é usado como ciência sem uma comprovação cientifica, onde é feita um conscientização para tratamento de 24 em 24 horas. Isso leva ao residente a se trabalhar para viver sóbrio (só pôr hoje), evitando o longo prazo.

  Hoje já existe um número significativo de profissionais da área médica, recomendando os 12 Passos como terapia de auxílio da recuperação de dependentes químicos. A própria mídia reconhece a eficiência de tal programa.

 

 

  Técnica de apadrinhamento: é a chamada terapia do espelho, EU vejo os seus problemas, VOCÊ vê os meus e a gente se equilibra, se identifica... É uma técnica de terapia de grupo. (Nele é estudado os inventários morais, pessoais e financeiros do residente), que é exposto em reunião de partilha com ou sem retorno.

 

  O primeiro passo é o doente admitir sua impotência perante o álcool e as drogas, e que perdeu o domínio sobre sua vida. Através dessa admissão, ele vai trabalhar causas como fundo do poço, derrota completa, perda de domínio, fé e mente aberta, dentre outras.

 

  O residente está na Comunidade Terapêutica, não para ser sujeito passivo de um projeto terapêutico exercido pêlos consultores, mas para colaborar ativamente na sua recuperação e na dos outros elementos do grupo.

 

  Espera-se do residente que construa com as outras relações intimas baseadas no respeito mútuo e pelas regras básicas da Comunidade, ou seja, não à droga, álcool ou dependência medicamentosa, violência física ou ameaças, sim a uma comunidade clara e frontal, a pedir ajuda e ao respeito por si e pelos outros.

 

  Mas uma vez, dois pólos que se parecem repelir, mútua-ajuda e intervenção dos consultores, podem complementar-se para benefício das finalidades da recuperação.

 

      Mútua Ajuda

Conselheiro Espiritual de 12 Passsos para o Cristão  Luiz Gonzaga Lobo

bottom of page