top of page

Psicologia

  O enfoque teórico-metodológico é pautado no programa de 12 Passos do grupo de mútua Ajuda Alcoólicos Anônimos que é um recurso utilizado em comunidades terapêuticas no mundo inteiro e nos princípios do Amor-Exigente; tendo-se como base de atuação profissional os fundamentos e princípios da Abordagem Centrada na Pessoa.

  Partindo, pois, dessa discriminação busca-se, no campo da intervenção, agir como um facilitador para que o cliente / residente possa vivenciar seus sentimentos e pensamentos e, assim, passe a ter maior consciência e contato com seu material vivencia, percebendo aspectos de sua personalidade e de seus comportamentos que lhe escapavam anteriormente.

 

  O cliente/residente auxiliado pela ajuda terapêutica (individual e em grupo), acaba por modificar ou amadurecer o conceito que tem de si mesmo e dos outros, consequentemente, passa a reavaliar suas estratégias e planos de vida.

        Dra. Eduarda Oliveira       

                Psicóloga

Programas de Atividade em Grupo

  Trabalha-se como base, a possibilidade de se criar um ambiente de reflexão e confiança, onde a pessoa se sinta a vontade para expressar suas necessidades, desejos e emoções (com ou sem retorno), propiciando que fique mais próxima de si mesma e do grupo, ou seja, busca-se um ambiente visando a ajuda mútua.

Técnicas utilizadas

  Leitura e interpretação de textos; vídeo: filmes educativos e específicos; exercício vivencial; atividades técno-projetivas (pinturas, dramatização, etc).

               Terapia de Grupo 

Acompanhamento Individual

  Deve-se ter como meta, ajudar o residente a libertar-se de seus sentimentos e problemas que estejam impedindo a livre expressão de seus objetivos e desejos, podendo ajudá-lo a enfrentar e elaborar seus medos e angustias e reencontrar a felicidade no seu viver.

Hidroginástica
bottom of page