top of page

Programa de Tratamento

O programa de tratamento desenvolvido no Espaço Nova Vida, não é medicamentoso, segue as normas estabelecidas pela FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE COMUNIDADES TERAPÊUTICAS, FEDERAÇÃO BRASILEIRA DO AMOR-EXIGENTE, ambas com sede em Campinas, das quais esta INSTITUíÇÃO é filiada e recebe as orientações sobre o trabalho terapêutico desde 1995. Bem como a Federação Norte e Nordeste de Comunidades Terapêuticas – FENNOCT,

 

  • O programa de recuperação tem objetivos claramente determinados, com prazos estabelecidos, sem que se perca a flexibilidade.

  • O período para se conseguir a conscientização do problema de adicção é de 90 a 120 dias.

 

Programa de Conscientização em Regime Residencial

É um programa composto pôr vários sub-programas, trabalhados de forma coordenada.

 

Programa Didático + Terapêutico

Programa de atividades de palestras; Programa de atividades de grupos; programa de atividades individual; programa de atividades de treinamentos; programa de atividades físicas e trabalhos espirituais.

 

Princípios Básicos do Tratamento :

 

Flexibilidade e Combinação de Terapias

A experiência tem-nos demonstrado que as terapias para recuperação da síndrome de dependência química, são em geral longas, sujeitas a recaídas várias, por um lado, e pelo outro não existe uma resposta única, taxativa e de resultados lineares. Daí a necessidade de podermos dispor de várias abordagens terapêuticas, ao mesmo tempo, ou em diferentes momentos.

 

Hierarquia e Responsabilidade

A síndrome de dependência traduz-se pela perda dos mais elementares hábitos de higiene e de trabalho. Na comunidade terapêutica o jovem percorre um intensivo programa diário que lhe devolverá o sentido de estruturação suas potencialidades, partindo à descoberta de um novo tipo de relação com as tarefas, encaradas agora não como contrariedade, mas como o prazer de funcionar e de fazer para si e para os outros.

 

A relação com o corpo, agora cuidado, antes desleixado e maltratado, evolui no sentido de uma valorização positiva de energia redescoberta e maior cuidado com a aparência.

 

A hierarquia existente, com clara definição de papeis e responsabilidades, permite-nos ensaiar um modelo de vida na comunidade terapêutica, alternativo ao da vida social do portador da síndroma de dependência. A responsabilidade é progressiva, acompanha o processo terapêutico e interpenetra-se com um sentimento real de pertence em relação à comunidade.

 

Todos os residentes fazem a experiência rotativa nos diversos espaços e nas diversas tarefas para manutenção do espaço físico da comunidade. Assim como o de serem reeducados em caso de dificuldade em aceitar as normas de moradia. Isto se traduz na experimentação efetiva dos papéis e para cuja aceitação se torna necessário um treino de flexibilidade.

 

A responsabilidade existe também ao nível dos espaços terapêuticos, onde o residente se confronta e é confrontado com as suas dificuldades individuais e de relação.

 

 

Programa é Rotativo

Todos os sub-programas também são rotativos. Isto significa que no período de tempo determinado todas as atividades serão postas em prática. Ao adicto não importa em que altura do programa ele chegue, será sempre posto em contato, ao longo do período, com o programa na forma integral.

 

 

 

SubProgramas e seus Objetivos

 

*Atividades de Palestras:

Trabalhar a parte mental da doença (Pensamentos irracionais)

 

*Atividades Físicas:

Qualidade de vida, mudança de hábito, relaxamento, meditação, combate ao stress.

 

*Atividades em Grupo:

Trabalha principalmente a parte emocional da doença, mas também funciona como aglutinador do programa de treinamento e atividades individuais.

 

*Atividades Individuais:

Compreensão dos 12 Passos, quebra do mecanismo de defesa.

 

*Atividades de Treinamento:

Basicamente ganho de habilidade interpessoal e intrapessoal.

 

 PARCERIAS E CONVENIOS:

CASF - Caixa de Assistencia dos Funcionarios do Banco da Amazonia S/A

EBCT - Empresa Brasileira de Correiro e Telegrafos (postalsaude)

BANPARA - Banco do Estado do Para S/A

ALUNORTE - Aluminio o Norte

Polocia Militar do Estado do Para

Esmac – Escola Superior Madre Celeste

RBATV - O canal da informação

 

 

 

 

bottom of page