top of page

5 formas incríveis de prevenção contra o uso de drogas na vida adulta

5 formas incríveis de se prevenir!

O uso de drogas pode expôr uma pessoa a vários riscos para sua saúde, especialmente se esse consumo evolui de ocasional para um quadro de dependência mais grave.

O primeiro passo para qualquer tipo de dependência, seja ela às drogas ou ao álcool, é o ato de experimentar a sensação que esses produtos podem oferecer para o organismo. A partir dai, mesmo que o indivíduo não tenha uma tendência genética para o desenvolvimento do vício, o risco de vivenciar situações de abuso no consumo desses compostos se torna cada vez maior.

A única maneira de evitar o problema com consumo de drogas na vida adulta é atuar com a prevenção.

No artigo de hoje você vai conhecer algumas estratégias simples para manter um indivíduo longe desse vício, garantindo a manutenção da sua saúde e aumento da sua qualidade de vida. Confira logo abaixo.

Desenvolva a habilidade de dizer “não”

O primeiro cuidado que uma pessoa deve ter para se manter distante do consumo de drogas é saber negar seu consumo, sem se preocupar com o julgamento de outras pessoas. Dizer a alguém que lhe oferece drogas que você não tem interesse em consumir aquele produto pode ser feito de maneira tranquila e cordial, sem precisar ofender ou agredir quando se sentir pressionado para aceitar a oferta.

Saiba desviar o assunto e reforçar os motivos pelos quais você não se interessa por esse tipo de atitude para se divertir. Deixe claro, entretanto, que você não está julgando ninguém que faz o uso de drogas de maneira esporádica ou regular — basta apenas afirmar que esse não é o tipo de atividade para você.

Saiba escolher bem suas companhias

Os amigos são a principal porta de entrada para o consumo das drogas, por isso é importante saber escolher bem com quem você convive para poder prevenir o uso desses compostos nocivos à saúde. Observe os hábitos do grupo com o qual você convive, quais são suas ideias de diversão e se eles costumam julgar alguém que não quer seguir suas sugestões de atividades. Se você começar a se sentir inseguro e desconfortável com relação a pressão que seus amigos lhe exercem para consumir drogas, não hesite em se afastar do grupo e procurar novas companhias.

Saber escolher melhor seus amigos não significa que você deve evitar conviver com alguém que faça o uso de alguma droga. Basta que esse amigo saiba respeitar a sua escolha de não consumir esses produtos, e que ele não esteja sempre intoxicado com algum tipo de droga, para que vocês convivam em harmonia. Você pode também tentar ajudar esse amigo a se manter distante das drogas, fazendo orientações pontuais sobre os problemas de saúde relacionados a esse hábito, e direcionando essa pessoa para outras atividades quando possível.

Conte com sua estrutura familiar e participe de grupos de apoio

A harmonia em ambientes familiares é uma ótima estratégia para contribuir para a prevenção do uso de drogas na adolescência, mas também na vida adulta.

Para pessoas que enfrentam dificuldades em ambientes familiares, a participação em grupos comunitários, ou até mesmo religiosos, pode ser uma ótima alternativa para que eles se mantenham distantes dos problemas e do uso de drogas.

Pratique esportes

Praticantes de atividades físicas geralmente se mantêm distantes do uso de drogas. Como o exercício físico estimula a produção de endorfina, que é um hormônio relacionado com a sensação de prazer, esses indivíduos procuram com menor frequência o uso de drogas para se sentirem melhores.

Por esse motivo, uma das formas de prevenção mais eficientes para o uso de drogas na vida adulta é o estímulo da prática regular de atividades físicas de maneira equilibrada, valorizando a manutenção da saúde e o bem estar.

Provar outras drogas que, aparentemente, parecem mais leves, pode ser um caminho para levar ao consumo de produtos ainda mais pesados. Apesar da dependência pelo uso de drogas ser uma consequência de um conjunto de fatores, a primeira experiência pode ser a porta de entrada para hábitos cada vez mais frequentes e prejudiciais.

Para prevenir o uso de drogas na vida adulta, é importante saber se manter distante de todas as tentações, por menores que elas possam parecer. Lembre-se disso na hora de avaliar a possibilidade de experimentar um produto teoricamente inofensivo.

Visite nossa Instituição e conheça nosso trabalho!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page